sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto- História João e Maria.

 EMEB Governador Eurico Vieira de Resende.
 Faixa etária: o a 5 anos.
1-Nome do projeto: história de João e Maria.
 2-Modalidade : Educação Infantil
3-Componente Curricular: Todas as àreas que abrange a Educação Infantil.
4-Tema: Literatura Infantil.
5-Dados da Aula:
Com essas novas situações de aprendizagens procurei planejar para as minhas crianças diversas atividades com o clàssico João e Maria além do prazer que ouvir história aprender brincando. Esse projeto visou recontar a história de João e Maria com o auxilío da tecnologia e outros  recursos como pesquisas, alfabeto-móvel e entre outros .As crianças ficaram animadas em vivenciar a história em diversos momentos.O primeiro momento foi ouvir a história com o uso da cd e recontagem na rodinha dos momentos preferidos.Aproveitamos ainda para conversamos sobre os doces na nossa alimentação e a higiene bucal.Durante as nossas atividades as crianças aos poucos foram emitindo a sua opinião ,uma das atitividades que se destacou foi o estudo com alfabeto-móvel e os registros das cenas preferidas durante a apresemtação com data show. Quando apresentei os nomes dos personagens as crianças logo compararam as letras principalmente a Maria  que logo associou ao seu nome.Na nossa Emeb. toda sexta-feira uma professora conta uma história então aproveitamos os nossos estudos e  apresentei para a escola  com o uso do datashow uma versão de Jõao e Maria recontada pela Xuxa,as minhas crianças do pré II (5 anos) também assistiram junto com a escola como uma surpresa.Preparei ainda uma mesa com doces e pirulito para as crianças.No decorrer da semana a nossa turma foi desenvolvendo as demais atividades e eu me preparando para apresentar para as crianças a história de uma maneira diferente.Vivenciamos essa história por mais ou menos uma semana,ao final de cada momento sempre alguma criança queria recontar a história ao seu modo.
6-Estratégias e Recursos da aula: som, revistas, data  show,produções coletivas,rodas de conversa ,pesquisas,site -xuxa no mundo da imaginação.
7-Avaliação:
Durante o decorrer da semana e no desenvolver  das atividades percebi o interesse das crianças em registrar e relatar cada detalhe da nossa história e a surpresa em ver a Xuxa de bruxa percebi o encantamento não só da minha turma mas das outra crianças em assistir tudo na datashow. Em relação a mesa com doces aos poucos algumas crianças foram se aproximando  para comer os doces.

8-Anexos: 












segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Recursos Educacionais

Cobra-cega [Tempo de brincar]

  • Ficha Técnica
Estrutura curricular
Educação Infantil | Movimento | Coordenação
Educação Infantil | Movimento | Expressividade
Objetivo
Aprender como brincar de cobra-cega
Descrição
Apresenta vídeo onde crianças de várias idades ensinam e brincam de cobra-cega

Origem
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=105

Recursos Educacionais

CiberMat

  • Ficha Técnica
Estrutura curricular
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas
Objetivo
Introduzir conceitos matemáticos de operações, tamanhos, posições e quantidade
Descrição
Apresenta ambiente interativo para o aprendizado de noções matemáticas. O recursos está baseado em animações onde os estudantes podem fazer exercícios para compreender conceitos matemáticos de operações com números entre 1 e 10, noções de tamanho, posições e quantidade
Origem
http://portal.ua.pt/cibermat.asp

Recursos Educacionais

As Pererecas Sapecas


Ficha Técnica

Estrutura curricular
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar
Objetivo
A mídia atua como colaboradora no processo de desenvolvimento da expressividade, coordenação motora e equilíbrio da criança.
Descrição
O vídeo apresenta uma canção infantil criada por Francis Monteiro e animação de Paulo Zola, na qual três simpáticas pererecas cantam e dançam para o público infantil
Origem
http://www.printkids.com.br/links/video_musicas/videos.php